sábado, 13 de dezembro de 2008

Robin Hood – Versão 2009



No meu tempo… e acreditem que eu não sou assim tão velho… o conceito que estava associado ao Robin Hood, era o principio de uma igualdade social e a repartição da riqueza… nem que para isso se tivesse que “roubar”aos mais ricos… para repartir aos mais pobres. Comportamento este que pode ser contestado, mas a ideologia é valida e ostenta uma nobre causa….

Nos dias de hoje… para alem de uma causa social, este conceito pode ser extrapolado a uma organização, instituição ou até mesmo a uma empresa… Pois, uma empresa, era ai eu queria chegar J… Então vamos imaginar este cenário… pessoas iguais, que têm a mesma finalidade, objectivos diferentes e usam meios diversos para os atingir… o grau de dificuldade é relativo e com um grau de exigência bastante diferenciado.

Ora então como vamos resolver esta trapalhada??? Tirar condições aos que estão muito bem e aos que estão bem… e não dar nada mais aos que estão menos mal.

Hummmmm… prece interessante… ou seja, os que eventualmente estão a ser “injustiçados” vão passar a andar mais satisfeitos da sua vidinha… pois não vão ganhar nem mais um cêntimo…mas para compensar, os seus parceiros vão deixar de ganhar tanto….

Naturalmente que os eventuais “favorecidos” também vão passar a andar contentinhos da vidinha… uma vez que vão ter que trabalhar mais e ganhar menos e ver o dinheiro que deixaram de ganhar a ser investido… numa causa nobre… a ser divulgada brevemente…

Brilhante a maneira como a entidade patronal resolve os seus problemas de consciência, tento como desculpa uma melhor igualdade, corta rendimentos no seu “núcleo duro” e torna menos atractiva a progressão dos “injustiçados”.


Desabafos de um sindicalista…JJJJJ